Pular para o conteúdo principal

CARNE DE RÃ

Fonte: Google imagens


Fonte: Google imagens








Sobre a Carne de Rã:
  • A carne de rã possui todos os aminoácidos essenciais para o ser humano. O homem não sintetiza 10 aminoácidos e precisa consumi-los para viver. A carne de rã possui esses aminoácidos e é ideal para atletas que precisam ganhar e manter a musculação. Por ser uma proteína de alto valor biológico, é excelente para a recuperação de doentes diminuindo o período de convalescença, pois aumenta a resistência corporal;

  • Não possui gordura intercelular. Toda a gordura da rã praticamente se localiza no abdômen diferente dos mamíferos onde a localização da gordura é também entre as células. Assim, a carne de rã possui baixíssimos níveis de colesterol e, comparando com a carne de boi possui 20 vezes menos gordura.



  •  Possui alta digestibilidade (mais de 97%). Come-se menos e alimenta-se mais.

  • Não causa alergias. Indicada para pessoas com problemas alérgicos alimentares.





NUTRIÇÃO E SAÚDE

Várias pesquisas no campo farmacoquímico mostram as diversas propriedades medicinais da carne de rã. Possui um alto teor de proteínas (cerca de 19%), contém aminoácidos essenciais de importância para o crescimento e manutenção da saúde, além de vitaminas, sais minerais e pouca gordura (0,25%). Sendo utilizada na produção de cosmético.

Tem indicação médica no tratamento de doenças digestivas e convalescentes de qualquer idade, como também podem ser consumidas por pessoas com arteriosclerose e obesidade. Além das propriedades medicinais da carne de rã, sua pele é muito rica em antibióticos, sendo utilizada em hospitais no tratamento de queimaduras. 




PELE DE RÃ TEM EFEITO CICATRIZANTE


Pesquisadores cariocas descobriram que o pó extraído da pele de rã pode cicatrizar queimaduras de terceiro grau. A substância - para uso tópico - tem um antibiótico natural e proporciona alívio quando é aplicada. A prática existe há três anos, mas ainda não havia nenhuma pesquisa científica que comprovasse a eficácia do tratamento. "Nós estamos compondo uma base científica para compreender os princípios ativos da pele da rã. O resultado poderá ajudar milhares de pessoas com queimaduras e até mesmo os diabéticos", diz o professor e coordenador da pesquisa, José Seixas Filho, da Unisuam, em Bonsucesso.

O estudo teve início em outubro de 2008 e consiste em avaliar os resultados das aplicações do pó em 30 ratos wistar, espécie que apresenta DNA similar ao do ser humano em até 98%. Apesar do pouco tempo de pesquisa, Seixas Filho diz que já é possível afirmar que a aplicação da pele da rã permite cicatrização bem mais rápida do que os tratamentos convencionais.

A pesquisa faz parte da conclusão do mestrado de 35 estudantes que trabalham no criadouro da universidade. 

Além da pele, a carne de rã, considerada uma das mais nutritivas, também é aproveitada para outro estudo com crianças com Erro Inato de Metabolismo. "Nosso trabalho é aproveitar toda a rã, pois a pele, embora tóxica ao meio ambiente, tem uma solução benéfica aos homens. E a carne ajuda a curar alergias alimentares de crianças", explica um dos responsáveis pelo estudo, Januário Mourão.

O Hospital Especializado de Ribeirão Preto, em São Paulo, fez a primeira cirurgia usando pele de rã. A paciente era uma jovem de 18 anos, que teve de 30% a 40% do braço queimado.
 




 

Estudo: rã do Pantanal pode trazer cura para diabete 



Secreções da pele de uma rã sul-americana (da espécie Pseudis paradoxa, um tipo de rã aquática presente na região do Pantanal) podem ser usadas para o tratamento de diabetes tipo-2, de acordo com pesquisa anunciada nesta semana na Conferência Anual da organização britânica Diabetes UK, em Glasgow, na Escócia.



PROTEÍNA

Importante para as pessoas que querem ganhar massa muscular, emagrecer e tonificar os músculos. 

As principais funções da proteína são:

  • Crescimento e reparação de músculos, ossos, pele, tecido conectivo, órgãos internos e sangue. As enzimas, anticorpos e hormônios, responsáveis por regular as reações químicas do organismo são todos feitos de proteína.

  • Fonte de energia (4 calorias por grama de proteína). Se os carboidratos não satisfazem as necessidades de energia do corpo, as proteínas podem ser quebradas e usadas como uma fonte de energia.

  • As proteínas estão presentes em todas as células e tecidos e formam os principais elementos estruturais do corpo. Diferente de gordura,proteína não pode ser armazenada pelo corpo. Ela é responsável pela construção de músculos, os quais aumentam o seu metabolismo e ajudam você a queimar gordura mais rapidamente.

  • As células musculares são compostas de proteína, carboidratos estocados e água. Depois que você quebra as proteínas do tecido muscular (durante exercícios com peso), o corpo procura restaurá-lo com proteínas vindas da dieta.

  • A proteína é muito importante para o crescimento de unhas e cabelos e também para curar lesões.

Conclusão:
Na carne de rã você encontrará muitos benefícios para a saúde ao mesmo tempo em que cuida do seu corpo sem a necessidade de recorrer a tantos produtos rejuvenescedores.




PROCESSAMENTO DA CARNE DE RÃ


Foto: Embrapa Clima Temperado.conserva de carne de rã desfiada
A Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com o Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas (SENAI), com financiamento do PRODETAB, desenvolveu tecnologia para o aproveitamento da carne de dorso de rã que resultou na produção de conserva de carne desfiada, salsicha e patê de carne de rã.
A coxa de rã apresenta alto valor comercial. O mesmo não ocorre com o dorso que representa 50% do animal e recebe em média 10% do preço pago para coxa. Por causa da grande quantidade de ossos e cartilagem presentes, é baixa a sua procura no mercado consumidor.

Na obtenção dos derivados, os pesquisadores inicialmente fazem a desossa mecânica do dorso, para a produção do patê e da salsicha; e a desossa manual, para a conserva. Em seguida, por meio de equipamentos e técnicas comuns da indústria de derivados de carne, são feitos os processamentos.

A carne de rã é um produto apreciado pelos consumidores por apresentar baixo teor de gordura, em média 1,5%, sendo desta forma condizente com a tendência atual da busca por uma alimentação mais saudável. Para os ranicultores, a utilização do dorso para a fabricação destes produtos poderá ser uma  alternativa de renda no futuro.







Foto: Embrapa Clima Temperado.
Salsicha de carne de rã



OS SUBPRODUTOS

O FÍGADO


O fígado (5% do peso vivo do animal), castanho-avermelhado, um órgão formado por três lóbulos situado na cavidade visceral posterior ao coração. O fígado é um órgão filtrante e de armazenamento.

Pode ser utilizado para a fabricação de patês, assim preparado é uma fina iguaria, apreciado por seu sabor e aroma delicados.


Fonte: Google imagens






A PELE


A pele (11% do peso vivo do animal) curtida é empregada como matéria prima na produção de inúmeros objetos, como cintos, pulseiras, ornamentos do vestuário, bijuterias, carteiras, bolsas, sapatos e luvas.

Pode ainda ser empregada em encadernações, revestimento de porta joias e outras embalagens de industriais requintadas. Com tratamento adequado para promover sua limpeza e esterilização, tem-se notícia da iniciativa por alguns médicos, de sua aplicação no tratamento de queimados.

 





GORDURA


Extraído do corpo gorduroso, órgão específico para a deposição de gordura na rã-touro, o óleo vem sendo estudado como ingrediente para a indústria de cosméticos. 

Seu percentual em relação ao peso vivo dos animais varia em decorrência da época do ano e do estágio de maturação reprodutiva. Atinge em média 4,6% do peso vivo em animais adultos.





 COSMÉTICOS COM GORDURA DE Rà


A gordura de rã é um subproduto retirado de rãs abatidas.

Gordura visceral: riquíssima em ômega-3; excelente para a fabricação de cosméticos rejuvenescedores (máscaras faciais).



Tratamento inovador


Os cosméticos para cabelos com a gordura de rã são ricos em AGE (Ácidos Graxos Essenciais) combinados a Aminoácidos como: Cisteína, Serina e Arginina, Pró vitamina B5 e Silicones. Isso faz com que os cabelos são hidratados profundamente e assim recompõe a fibra capilar, e devolvendo a massa e as proteínas que os fios perdem no decorrer do tempo.



Produtos feitos com gordura de rã:


  •     Condicionador
  •      Hidratante

Fonte: Google imagens

A inovação na indústria cosmética está dando uma reviravolta e alavancando as vendas no Brasil. É cada vez maior os produtos lançados no mercado nacional, para a felicidade dos que não dispensam a beleza.

 








REFERENCIAS

http://hotsites.sct.embrapa.br/diacampo/programacao/2006/processamento-de-derivados-de-carne-de-ra/?searchterm=processamento.

http://www.ranashaw.com/cosmeticos-com-gordura-de-ra.htm


http://www.ranashaw.com/informacoes-carne-de-ra.htm

http://www.ranashaw.com/pele-de-ra-efeito-cicatrizante.htm

http://www.ranashaw.com/ra-do-pantanal-cura-diabete.htm
 
 

































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO E CONSERVAÇÃO DE PEIXES

  A qualidade do peixe como alimento é incontestável. O peixe é o único alimento que se mantém nas várias recomendações para os mais variados tipos de dietas (URGEL, 2010).            Porem se deteriora com muita facilidade, sendo necessário passar por algum processo de conservação.  Congelamento    É amplamente empregado, mas, para boa qualidade do produto é necessário uma matéria prima selecionada.    Não há processamento que melhore a qualidade de uma matéria prima ruim. Peixe congelado Fonte: http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view. php ?modo=link2&idnoticia2=34082 Filetagem     O filé é um pedaço de carne constituído pelo músculo dorsal e abdominal do peixe.   Caracteriza-se como um dos produtos de peixe mais procurados no mercado.  Filetagem de peixe espada Fonte: http://www.boutiquedopeixe.com/imagem. php ?i=espadapreto7 .  ...

Ovos Pasteurizados: o que é isso?

A pasteurização é normalmente realizada em trocadores de calor (placas) e as condições são ajustadas visando à destruição dos  microrganismos  patogênicos, sem que afete a funcionalidade de suas proteínas. Salmonella é mais termorresistente na gema que no ovo inteiro, devido ao seu menor pH e maior conteúdo de sólidos; por esta razão, os requisitos mínimos de pasteurização diferem com o tipo de ovoproduto. Temperaturas elevadas de armazenamento destroem efetivamente Salmonella dos sólidos da clara do ovo, obtendo-se, assim, um produto livre deste microrganismo (MULLER E TOBIN, 1996). Aplicam-se tratamentos térmicos de 2 minutos ou 30 segundos a temperaturas de 58 ou 64,4°C respectivamente, quando se pasteuriza o ovo inteiro, gemas ou claras (LINDEN E LORIENT, 1996). A pasteurização pouco afeta a gema, enquanto que a clara pode ter diminuída sua capacidade de formar espumas estáveis, dando uma espuma de menor volume. A presença de glicose na clara leva à ocorrên...