Pular para o conteúdo principal

Ovos Pasteurizados: o que é isso?


A pasteurização é normalmente realizada em trocadores de calor (placas) e as condições são ajustadas visando à destruição dos microrganismos patogênicos, sem que afete a funcionalidade de suas proteínas. Salmonella é mais termorresistente na gema que no ovo inteiro, devido ao seu menor pH e maior conteúdo de sólidos; por esta razão, os requisitos mínimos de pasteurização diferem com o tipo de ovoproduto. Temperaturas elevadas de armazenamento destroem efetivamente Salmonella dos sólidos da clara do ovo, obtendo-se, assim, um produto livre deste microrganismo (MULLER E TOBIN, 1996).

Aplicam-se tratamentos térmicos de 2 minutos ou 30 segundos a temperaturas de 58 ou 64,4°C respectivamente, quando se pasteuriza o ovo inteiro, gemas ou claras (LINDEN E LORIENT, 1996).

A pasteurização pouco afeta a gema, enquanto que a clara pode ter diminuída sua capacidade de formar espumas estáveis, dando uma espuma de menor volume. A presença de glicose na clara leva à ocorrência do escurecimento não enzimático pelo aquecimento (BOBBIO E BOBBIO, 1992).

A pasteurização do ovo é importante como operação que precede a aplicação de outros métodos de conservação, como o congelamento. O binômio tempo-temperatura deve ser bem controlado, pois a clara pode coagular-se pela ação do calor (CAMARGO et al., 1989).

O tempo e a temperatura de pasteurização são muito importantes, pois a gema e o ovo inteiro, quando pasteurizados entre 60 e 63°C por alguns segundos, não apresentam trocas significativas nas propriedades físicas e funcionais. Já a clara, se for pasteurizada a 58°C por 2 minutos ou a 60°C por alguns segundos, apresenta aumento da turbidez e da viscosidade (FENNEMA, 1993).





Vantagens dos Ovos pasteurizados

      Redução de perdas: cerca de 2% de clara fica retida na casca.

      Eliminação do problema com resíduos: a casca chega a representar 15% do peso do ovo.

      Economia de espaço para estocagem: 1kg de ovo pasteurizado corresponde a 20 ovos in natura.

      Ovos de acordo com formulações específicas para as necessidades da indústria.

      Método de conservação.                                                       

      Facilidade de uso;

       Evita desperdício e perdas por quebras e trincagem;

      Reduz tempo e custo com a eliminação das etapas de quebra da casca e separação da gema e clara.

      Elimina microrganismos patogênicos. Ex: Salmonela



Fonte: Google imagens





Referencias

http://famaovos.com.br/novo/?page_id=544


http://www.uff.br/higiene_veterinaria/teses/carolina_pombo_dout.pdf


 BOBBIO, P.; BOBBIO, F. Introdução à química de alimentos. 2. ed. São Paulo:
Varela. 1992. p. 127-132
Varela. 1992. p. 127-132

la producción agrícola. Zaragoza: Acribia. 1996. 163 p.

FENNEMA, O. R. Quimica de los Alimentos. Zaragoza: Acribia, 1993. 1095 p., cap.

14, p. 931- 959
LINDEN, G.; LORIENT, D. Bioquímica Agroindustrial. Revalorización Alimentaria de


Curta a nossa pagina no Facebook:  https://www.facebook.com/TecnoAgro

Comentários

  1. Por que a gente não vê no mercado com frequencia esse produto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a maior parte da produção é destinada às industrias de alimentos, mas existem alguns sites que comercializam esse produto, como este: http://www.nutrisportsbrasil.com.br/clara-de-ovo-pasteurizada-resfriada-1kg-sina-cheff-p330/.
      No Brasil a produção de ovos pasteurizados é pequena, o que é uma pena porque facilitaria a vida do consumidor e a exportação deste produto.

      Excluir
  2. Muitas pessoas ainda tem resistencia à esse tipo de ovo. Princialmente àqueles que utilizam em receitas. Pois já estão acostumados a usar uma quantidade exata de ovos, assim, ainda se "perdem" na hora de utilizar o ovo pasteurizado.

    ResponderExcluir
  3. Recomendaré a cualquiera que busque un préstamo comercial a Le_Meridian, me ayudaron con un préstamo de cuatro millones de dólares para iniciar mi negocio de acolchado y fue rápido. Al obtener un préstamo de ellos, fue sorprendente lo fácil que era trabajar con ellos. Pueden financiar hasta la cantidad de $ 500,000,000,000 (quinientos millones de dólares) en cualquier región del mundo, siempre que se pueda garantizar un 1.9% de ROI en los proyectos. El proceso fue rápido y seguro. Definitivamente fue una experiencia positiva. Evite a los estafadores aquí y comuníquese con Le_Meridian Funding Service. lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.com. WhatsApp ... + 19893943740. si buscas un préstamo comercial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO E CONSERVAÇÃO DE PEIXES

  A qualidade do peixe como alimento é incontestável. O peixe é o único alimento que se mantém nas várias recomendações para os mais variados tipos de dietas (URGEL, 2010).            Porem se deteriora com muita facilidade, sendo necessário passar por algum processo de conservação.  Congelamento    É amplamente empregado, mas, para boa qualidade do produto é necessário uma matéria prima selecionada.    Não há processamento que melhore a qualidade de uma matéria prima ruim. Peixe congelado Fonte: http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view. php ?modo=link2&idnoticia2=34082 Filetagem     O filé é um pedaço de carne constituído pelo músculo dorsal e abdominal do peixe.   Caracteriza-se como um dos produtos de peixe mais procurados no mercado.  Filetagem de peixe espada Fonte: http://www.boutiquedopeixe.com/imagem. php ?i=espadapreto7 .  ...

CARNE DE RÃ

Fonte: Google imagens Fonte: Google imagens Sobre a Carne de Rã: A carne de rã possui todos os aminoácidos essenciais para o ser humano. O homem não sintetiza 10 aminoácidos e precisa consumi-los para viver. A carne de rã possui esses aminoácidos e é ideal para atletas que precisam ganhar e manter a musculação. Por ser uma proteína de alto valor biológico, é excelente para a recuperação de doentes diminuindo o período de convalescença, pois aumenta a resistência corporal; Não possui gordura intercelular. Toda a gordura da rã praticamente se localiza no abdômen diferente dos mamíferos onde a localização da gordura é também entre as células. Assim, a carne de rã possui baixíssimos níveis de colesterol e, comparando com a carne de boi possui 20 vezes menos gordura.  Possui alta digestibilidade (mais de 97%). Come-se menos e alimenta-se mais. Não causa alergias. Indicada para pessoas com problemas alérgicos alimentares. ...