Pular para o conteúdo principal

Jabuticaba


Árvore de porte médio, piramidal, podendo chegar até 9m de altura, dependendo da espécie. Folhas opostas, lanceoladas, vermelhas quando novas e posteriormente, verdes.  Conhecida há mais de 400 anos, seu nome é de origem indígena que significa, em tupi, jabuti (animal silvestre, parecido com a tartaruga), caba (lugar onde), por ser comum a existência deste animal nas proximidades das jabuticabeiras, alimentando-se dos frutinhos que caiam no chão. Estes índios consumiam a jabuticaba na forma natural ou em bebida fermentada que preparavam.

Pertencente à família Myrtaceae, Myrciaria cauliflora é uma espécie brasileira nativa, conhecida como jabuticabeira e distribuída amplamente na mata pluvial atlântica e nas submatas de altitude, sendo comum nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Essa planta tem despertado grande interesse entre os produtores rurais devido a sua alta produtividade, rusticidade e aproveitamento de seus frutos in natura ou pela indústria alimentícia. (SILVA et al., 2008).


Foto de reprodução

Qualidades para essa fruta é o que não faltam, ricas em vitaminas, fibras e sais minerais das quais aparecem nela ao montes. E para melhorar ainda mais esse perfil nutritivo, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas descobriram que ela está cheia de antocianinas, substâncias que protegem o coração.


A jabuticaba é uma fruta rica em antocianidina. As antocianidinas pertencem à classe dos bioflavonóides (compostos amplamente distribuídos no reino vegetal, que apresentam ação semelhante à vitamina C; também denominados vitamina P), que conferem às plantas, frutas e flores uma cor que varia do vermelho ao azul. 

Nas últimas duas décadas, inúmeros estudos e pesquisas contribuíram para uma melhor compreensão a respeito dos pró-antocianidinas. Experiencias em laboratórios demonstraram que as antocianidinas são, aproximadamente, 50 vezes mais potentes do que a vitamina E e 20 vezes mais do que a vitamina C. Outros estudos realizados com animais e seres humanos demonstram que esses compostos apresentam propriedades antioxidantes, capazes de reduzir e combater os radicais livres (moléculas altamente instáveis e reativas que se ligam às células responsáveis por diversos processos patológicos: inflamações, intoxicações infarto do miocárdio, doenças degenerativas câncer e envelhecimento). 




São inúmeros os benefícios das antocianidina:
  • Protegem e estimulam à reparação dos tecidos ricos em colágeno – principal proteína da pele, responsável pela firmeza e elasticidade – (como as paredes das artérias, conferindo proteção contra a aterosclerose) e, consequentemente, previnem e combatem as rugas.

  • Reduzem a produção de histamina (o que aumenta a resistência do organismo contra a agressão de certas substâncias mutagênicas), o colesterol comum e o LDL (o mau colesterol) e os radicais livres.
  • Auxiliam na estabilização da taxa de açúcar no sangue dos diabéticos; apresentam propriedades anticancerígenas.
  • Melhoram a circulação sanguínea periférica; restauram a funcionalidade dos capilares e fortalecem os vasos sanguíneos (prevenindo equimoses, varizes, fragilidade capilar e derrames cerebrais; beneficiado, inclusive, os diabéticos).
  • Melhoram as defesas imunológicas, a resistência física e a disposição, a elasticidade muscular e a visão (juntamente com outros antioxidantes, fitoterápicos e suplementos nutricionais, combatem a degeneração macular dos olhos – a perda progressiva da visão –, dentre outros problemas oftalmológicos).
  • Protegem as células cerebrais (o que auxilia na melhora da memória e combate à senilidade).
Segundo a Unicamp, cada grama de jabuticaba contém cerca de 314 miligramas de antocianidina, um grama de uva contém cerca de 227mg, enquanto que a amora (também muito benéfica para os olhos) 290 mg http://www2.uol.com.br/vyaestelar/holismo_jabuticaba.htm.





Produtos feitos com jabuticaba




Suco
Fonte: Google imagens
Fonte: Google imagens


O suco de jabuticaba pode ser apreciado na versão industrializada ou caseira.
Para quem quiser preparar a versão caseira é só seguir o link com a receita: 


Caipirinha


Fonte: http://www.copaecia.com.br/blog/2011/11/caipirinha-de-jabuticaba/


Licor



Fonte: Google imagens
A receita segue no link:
http://www.tudogostoso.com.br/receita/2579-licor-de-jabuticaba.html

Vinho 


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos-paladar,jabuticaba-brasileira-ate-o-caroco,4683,0.htm




Cerveja



Sorvete


Fonte: Google imagens





Comentários

  1. Muito bom. Não sabia que existiam tantos produtos provenientes da jabuticaba. O mais interessante foi o vinho e a caipirinha! Dá para fazer geleia também, não dá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dá sim, olha a receita nesse link: http://www.tudogostoso.com.br/receita/16917-geleia-de-jabuticaba.html.

      Em breve nós vamos falar de outro produto feito a partir da jabuticaba que vai surpreender muito.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO E CONSERVAÇÃO DE PEIXES

  A qualidade do peixe como alimento é incontestável. O peixe é o único alimento que se mantém nas várias recomendações para os mais variados tipos de dietas (URGEL, 2010).            Porem se deteriora com muita facilidade, sendo necessário passar por algum processo de conservação.  Congelamento    É amplamente empregado, mas, para boa qualidade do produto é necessário uma matéria prima selecionada.    Não há processamento que melhore a qualidade de uma matéria prima ruim. Peixe congelado Fonte: http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view. php ?modo=link2&idnoticia2=34082 Filetagem     O filé é um pedaço de carne constituído pelo músculo dorsal e abdominal do peixe.   Caracteriza-se como um dos produtos de peixe mais procurados no mercado.  Filetagem de peixe espada Fonte: http://www.boutiquedopeixe.com/imagem. php ?i=espadapreto7 .  ...

CARNE DE RÃ

Fonte: Google imagens Fonte: Google imagens Sobre a Carne de Rã: A carne de rã possui todos os aminoácidos essenciais para o ser humano. O homem não sintetiza 10 aminoácidos e precisa consumi-los para viver. A carne de rã possui esses aminoácidos e é ideal para atletas que precisam ganhar e manter a musculação. Por ser uma proteína de alto valor biológico, é excelente para a recuperação de doentes diminuindo o período de convalescença, pois aumenta a resistência corporal; Não possui gordura intercelular. Toda a gordura da rã praticamente se localiza no abdômen diferente dos mamíferos onde a localização da gordura é também entre as células. Assim, a carne de rã possui baixíssimos níveis de colesterol e, comparando com a carne de boi possui 20 vezes menos gordura.  Possui alta digestibilidade (mais de 97%). Come-se menos e alimenta-se mais. Não causa alergias. Indicada para pessoas com problemas alérgicos alimentares. ...

Ovos Pasteurizados: o que é isso?

A pasteurização é normalmente realizada em trocadores de calor (placas) e as condições são ajustadas visando à destruição dos  microrganismos  patogênicos, sem que afete a funcionalidade de suas proteínas. Salmonella é mais termorresistente na gema que no ovo inteiro, devido ao seu menor pH e maior conteúdo de sólidos; por esta razão, os requisitos mínimos de pasteurização diferem com o tipo de ovoproduto. Temperaturas elevadas de armazenamento destroem efetivamente Salmonella dos sólidos da clara do ovo, obtendo-se, assim, um produto livre deste microrganismo (MULLER E TOBIN, 1996). Aplicam-se tratamentos térmicos de 2 minutos ou 30 segundos a temperaturas de 58 ou 64,4°C respectivamente, quando se pasteuriza o ovo inteiro, gemas ou claras (LINDEN E LORIENT, 1996). A pasteurização pouco afeta a gema, enquanto que a clara pode ter diminuída sua capacidade de formar espumas estáveis, dando uma espuma de menor volume. A presença de glicose na clara leva à ocorrên...