A farinha de jabuticaba é feita com as cascas da fruta.
A casca da jabuticaba é rica em antioxidantes, e tem sido objeto de muitas pesquisas que visam explorar seus benefícios para a alimentação.
Na Universidade Federal de Lavras (Ufla), uma equipe de pesquisadores reforça os estudos sobre o fruto nativo do Brasil, obtendo avanços importantes que já renderam, inclusive, patente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A equipe chegou à composição de uma farinha e extrato de casca de jabuticaba que serão usados como corantes, e como aditivos para enriquecer alimentos.
Uma aluna de doutorado fez a caracterização química do fruto (casca, poupa e semente), a partir daí contatou-se que a casca era rica em compostos fenólicos, fibras (especialmente as solúveis) e minerais.
Os compostos fenólicos são antioxidantes, combatem os radicais livres que atuam no processo de envelhecimento celular. As fibras, auxiliam no trato digestório, e as solúveis reduzem o colesterol e a absorção de glicose. Os minerais com concentrações mais expressivas foram: ferro, potássio, magnésio e manganês.
Foram realizados estudos para se determinar qual seria o melhor processo para a obtenção da farinha, e contatou-se que desidratando as cascas em um secador de alimentos os custos serão menores.
A temperatura de 45° é a melhor para a desidratação pois mantém as boas condições e bons teores dos constituintes do fruto.
Após a secagem as cascas são trituradas, o produto passa então por peneiras onde é determinada a granulometria. Concluído os processos anteriores já se obtêm a farinha que pode ser utilizada para enriquecer os alimentos.
É importante observar qual a granulometria da farinha que será adicionada nos alimentos para que não tenha interferência na questão sensorial do produto final.
Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/07/15/interna_tecnologia,422654/pesquisa-feita-em-lavras-mostra-todo-o-poder-da-casca-da-jabuticaba.shtml |
O departamento de Engenharia de Alimentos da Unicamp também realiza pesquisas com a jabuticaba, há cinco anos os pesquisadores tem realizado o mais completo estudo sobre a fruta, que foi transformada em pó e depois em extrato.
Ao ser testada em células humanas com algum tipo de câncer, apresentou uma redução de 50% no crescimento das células de leucemia e células de câncer de próstata.
Em outra parte da pesquisa, que envolvia ratos obesos, transformou-se a farinha de jabuticaba em ração, que foi consumida por 30 dias.
Os resultados mostraram que o consumo diário pode reduzir a glicemia e o colesterol sanguíneo, além de ter efeito na prevenção de doenças como o diabetes tipo 2.
As descobertas da Unicamp ganharam repercussão internacional ao serem publicadas em duas das revistas científicas mais respeitadas do mundo, no British Journal of Nutrition e o canadense Food Reserch Internacional.
Estudos como esse demonstram que uma alimentação saudável pode prevenir doenças, e que muitas vezes o "melhor" dos alimentos é justamente o que nós descartamos.
Fonte: Google Imagens |
Cuidado com o que você joga no lixo!
Curta a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/TecnoAgro
Referencias
Recomendaré a cualquiera que busque un préstamo comercial a Le_Meridian, me ayudaron con un préstamo de cuatro millones de dólares para iniciar mi negocio de acolchado y fue rápido. Al obtener un préstamo de ellos, fue sorprendente lo fácil que era trabajar con ellos. Pueden financiar hasta la cantidad de $ 500,000,000,000 (quinientos millones de dólares) en cualquier región del mundo, siempre que se pueda garantizar un 1.9% de ROI en los proyectos. El proceso fue rápido y seguro. Definitivamente fue una experiencia positiva. Evite a los estafadores aquí y comuníquese con Le_Meridian Funding Service. lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.com. WhatsApp ... + 19893943740. si buscas un préstamo comercial.
ResponderExcluir