Pular para o conteúdo principal

Semente de abobora


Atualmente as abóboras podem ser encontrados em todas as áreas agrícolas do mundo. Ela tem grande demanda entre a população. Como seu cultivo é comum, existem vários tipos de abóboras, pois elas vão se diferenciando de acordo com o ambiente e condições em que são produzidas.

As abóboras pertencem ao gênero Cucurbita (família Cucurbitaceae), que compreende várias espécies silvestres e domesticadas nativas das Américas. Cinco espécies de Cucurbita foram domesticadas há milhares de anos e compreendem as hortaliças conhecidas como abóboras, morangas, gilas, mogangos e abóboras ornamentais.
E com a evolução humana e avanços tecnológicos ela foi destinada também para uso medicinal. Os primeiros a conhecerem suas propriedades foram os chineses, no combate a parasitas intestinais. Do qual descobriram que  é naquilo que se jogava fora que estão as principais  propriedades da hortaliças a semente de abobora.

Foto de reprodução


Na maioria da vezes a semente é normalmente jogada fora, já que muitos não sabem qual destino dar as elas. Com aroma e sabor muito agradável pode ser apreciadas de diversas maneiras: em saladas, bolos, biscoitos, patês, hambúrguer, sopas entre outros é só usar a imaginação.
Para facilitar o consumo das sementes pode-se preparar a farinha, para isso é preciso secar as sementes no forno e depois triturá-las. A farinha da semente de abobora é rica em fibras e proteína, em 100 g de farinha encontra-se 20,75 gramas de fibras totais e 28,98 gramas de proteína.

Pode ser um alimento poderoso na prevenção de diversas doenças como osteoporose, tratamento da síndrome do intestino irritável, diminuir os riscos de apresentar cálculos renais prevenção contra certos tipos de câncer. Possui inúmeras propriedades  e benefícios.


As sementes de abóbora contêm generosas quantidades de vitaminas A, K, assim com ácido fólico e vitamina B3. Também contém ácido linoleico, ácidos graxos ômega-6 e ômega-3.


 Ela é rica em fibras, que ajudam a regular o funcionamento do transito intestinal.

Magnésio, que é um importante aliado para o bom funcionamento do coração.
Zinco, que reforça o sistema imunológico no combate dos problemas de saúde.
Fonte de ferro que fornece energia pra seu corpo e limita-se quase exclusivamente ao transporte de oxigênio no sangue por intermédio da hemoglobina existente nos glóbulos vermelhos.
Os fitosteróis das semente diminuem o colesterol, são compostos encontrados em plantas com uma estrutura química análoga à do colesterol e, quando presentes na alimentação em quantidade suficiente, crê-se que podem reduzir os níveis de colesterol no sangue, aumentar a resposta imunológica e diminuir o risco de determinados cancros.

Como um ótimo vermífugo natural pode ser utilizado por adultos e crianças, o princípio ativo que esta na sua propriedade é a cucurbitacina.

O óleo extraído usado tanto interna quanto externamente, auxilia no tratamento da queda de cabelo, pois combate o DHT (Di-hidrotestosterona), que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando um processo de enfraquecimento e perda dos cabelos.

Por: Caroline Barros, Graduanda em Tecnologia de Agroindústria.
 

 



Comentários

  1. Impressionante como a semente de abóbora é tão rica. Muito bom! Dá para adicionar em sucos ou alimentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a farinha da semente de abóbora é muito rica em fibras e pode ser adiciona em iogurtes, massa de bolo, e etc. É só ter criatividade!

      Excluir
  2. Parabéns, gostei muito do texto. Gostaria de saber se e possível consumir a semente em forma de farinha?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Carol ! Gostaria de saber como o pólen pode ser consumido....

    ResponderExcluir
  4. O pólen pode ser consumido puro em jejum e mastigado para melhor aproveitamento de todas as propriedades. Também pode ser misturado com mel, leite, iogurte ou cremes, conforme sua preferência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO E CONSERVAÇÃO DE PEIXES

  A qualidade do peixe como alimento é incontestável. O peixe é o único alimento que se mantém nas várias recomendações para os mais variados tipos de dietas (URGEL, 2010).            Porem se deteriora com muita facilidade, sendo necessário passar por algum processo de conservação.  Congelamento    É amplamente empregado, mas, para boa qualidade do produto é necessário uma matéria prima selecionada.    Não há processamento que melhore a qualidade de uma matéria prima ruim. Peixe congelado Fonte: http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view. php ?modo=link2&idnoticia2=34082 Filetagem     O filé é um pedaço de carne constituído pelo músculo dorsal e abdominal do peixe.   Caracteriza-se como um dos produtos de peixe mais procurados no mercado.  Filetagem de peixe espada Fonte: http://www.boutiquedopeixe.com/imagem. php ?i=espadapreto7 .  ...

CARNE DE RÃ

Fonte: Google imagens Fonte: Google imagens Sobre a Carne de Rã: A carne de rã possui todos os aminoácidos essenciais para o ser humano. O homem não sintetiza 10 aminoácidos e precisa consumi-los para viver. A carne de rã possui esses aminoácidos e é ideal para atletas que precisam ganhar e manter a musculação. Por ser uma proteína de alto valor biológico, é excelente para a recuperação de doentes diminuindo o período de convalescença, pois aumenta a resistência corporal; Não possui gordura intercelular. Toda a gordura da rã praticamente se localiza no abdômen diferente dos mamíferos onde a localização da gordura é também entre as células. Assim, a carne de rã possui baixíssimos níveis de colesterol e, comparando com a carne de boi possui 20 vezes menos gordura.  Possui alta digestibilidade (mais de 97%). Come-se menos e alimenta-se mais. Não causa alergias. Indicada para pessoas com problemas alérgicos alimentares. ...

Ovos Pasteurizados: o que é isso?

A pasteurização é normalmente realizada em trocadores de calor (placas) e as condições são ajustadas visando à destruição dos  microrganismos  patogênicos, sem que afete a funcionalidade de suas proteínas. Salmonella é mais termorresistente na gema que no ovo inteiro, devido ao seu menor pH e maior conteúdo de sólidos; por esta razão, os requisitos mínimos de pasteurização diferem com o tipo de ovoproduto. Temperaturas elevadas de armazenamento destroem efetivamente Salmonella dos sólidos da clara do ovo, obtendo-se, assim, um produto livre deste microrganismo (MULLER E TOBIN, 1996). Aplicam-se tratamentos térmicos de 2 minutos ou 30 segundos a temperaturas de 58 ou 64,4°C respectivamente, quando se pasteuriza o ovo inteiro, gemas ou claras (LINDEN E LORIENT, 1996). A pasteurização pouco afeta a gema, enquanto que a clara pode ter diminuída sua capacidade de formar espumas estáveis, dando uma espuma de menor volume. A presença de glicose na clara leva à ocorrên...